Gestão da marca ou Branding é um conjunto de estratégias e ações, com base na identidade da empresa, que visam fortalecer a marca e colocá-la na cabeça (memória) e no coração (empatia) do cliente.
O que é marca?
Se você respondeu que marca é o logotipo da sua empresa você não errou, mas, o conceito de marca vai além disso.
Esse conceito abrange a relação do público com a empresa ou produto. Ele deve estar intimamente ligado à missão, à visão e aos valores da empresa. O nome, a logomarca e o slogan devem ter a força de distinguir a empresa/produto no mercado, dando a exata noção dos princípios adotados e dos valores inerentes.
Todo mundo nasce pelado
E toda empresa/produto, nasce sem uma interface direta com o público, com o mercado. Essa interface é que irá definir o tipo de público e a relação desse público com a empresa produto. A logomarca, assim como os outros meios de se apresentar ao mercado são como a roupa que vestimos. Para aqueles que estão nos olhando, as roupas, os trejeitos que usamos e nosso comportamento social são parâmetros para o julgamento de nossa identidade. Assim também é com a empresa ou produto no mercado.
Para você ter uma ideia da importância disso, podemos lembrar várias empresas que estão com suas marcas cada vez mais fortes por fazerem uma boa gestão da marca. A Coca-Cola e sua principal concorrente, a Pepsi, o Mac Donald’s, a Gol – linhas aéreas e Amazon, entre outras tantas.
Fazer a gestão da marca não significa voar em céu de brigadeiro o tempo todo
A maioria das empresas, principalmente à medida que a vão crescendo, enfrenta problemas de imagem. A Nike, grande empresa de artigos esportivos, cortou um contrato milionário com seu principal garoto propaganda, à época, depois que a imprensa nacional apontou sua participação em uma festa não muito convencional. Claro que a quebra de contrato era uma questão legal, mas foi, principalmente, uma forma da empresa manter a sua imagem “limpa”, afastada da relação direta com a má imagem do garoto propaganda.
Em que momento deve ser feita a gestão da marca ou Branding?
A gestão da marca deve ser iniciada a qualquer momento, mas, o ideal é que ela comece a ser feita no momento em que a empresa/produto nascem. A gestão da marca começa dentro da empresa, com os funcionários, se expande para os arredores e vai ampliando o raio de ação ao infinito do nicho de mercado.
Fazer uma boa gestão da marca, consiste em elaborar um plano de parcerias coerente com os princípios e valores da empresa, implantar ações sociais, promover a excelência no atendimento pré e pós venda e, principalmente, se manter atento ao desejo do consumidor, à necessidade e às alterações do mercado.
O Branding define a forma como o seu público percebe a identidade da sua empresa
É através dele que podemos conduzir ações para ampliar a empatia e reforçar a lembrança (recall) por parte do público. Lembre-se, a identidade é formada por 3 atitudes e circunstâncias, a saber:
- Aquilo que está documentado e eu apresento às pessoas – A logomarca e a identidade visual da empresa são exemplos diretos, neste caso;
- Aquilo que eu conto sobre mim ou minha empresa, para as pessoas – O slogan, os posts no Facebook ou Blog da empresa, o boca-a-boca a partir dos funcionários e dos clientes;
- Aquilo que as pessoas, com suas referências particulares, entendem do que vêem e ouvem sobre minha empresa.
O Resultado dessas três atitudes, a soma ou subtração entre elas, é chamado de identidade.
O Branding é uma ferramenta
Sim, o Branding é uma poderosa ferramenta de marketing para apoiá-lo na construção da percepção sobre sua empresa, produtos ou serviços. Essa ferramenta deve ser usada de maneira eficiente e contínua, observando todos os aspectos de contato entre a marca e seu público, prospects ou concorrentes.
O que é o público-alvo?
Fala-se muito em público-alvo, mas o que é isso? Em marketing, utilizamos essa expressão para definir todos aqueles que têm contato com a empresa ou que possam ser influenciados por suas ações de comunicação.
O público-alvo pode ser definido em dois grandes grupos, a saber, interno e externo. O público interno é o grupo formado por colaboradores de todos os níveis, incluindo fornecedores e representantes, enfim, aqueles que estão ligados à empresa e influenciam diretamente o seu sucesso.
Do grupo chamado de público externo, fazem parte os clientes, os prospects e todos aqueles que se relacionam com a empresa a partir dos benefícios e valores gerados por seus produtos ou serviços.
Para saber um pouco mais sobre gestão da imagem: Gestão de Imagem é Mais Importante do Que Parece
Talvez você se interesse também pelo artigo: 12 respostas sobre esse tal de briefing