Visa promover e possibilitar a elaboração, desenvolvimento e implantação de projetos de intervenção sociocultural e de fomento da economia local sustentável. O método criado pela Canela de Ema, propicia aprendizado rápido e, em apenas 20 horas, o participante constrói o projeto, sistematiza a sua apresentação e amplia a possibilidade de aprovação nas captações de recursos, não importando a amplitude do projeto.
3 MÓDULOS
3 MÓDULOS
MÓDULO 1
MÓDULO 2
MÓDULO 3
20 HORAS
20 HORAS
Seu projeto pronto para captação de recursos
Seu projeto pronto para captação de recursos
Oficina ministrada pelas consultoras
MARIA DOROTÉA DE AGUIAR BARROS NADDEO
Fundadora da Canela de Ema Ltda, em 1996, e hoje é a diretora responsável pela área de estratégia e planejamento, acumulando funções de consultoria e assessoria. Entre os principais trabalhos realizados pela empresa: i) assessoria técnica especializada para a estruturação e implantação do Sistema de Certificação de Produtos Artesanais no Estado do Ceará – Selo Ceart, no período de 2014/2019, ação do Governo do Estado que compõe o conjunto de políticas públicas de fomento do setor artesanal; ii) consultorias para realização de diagnóstico das políticas públicas destinadas a setor artesanal no estado do Acre; coordenação dos processos de elaboração de planejamento estratégico visando à implantação de políticas públicas de fomento do segmento artesanal; coordenação dos processos de concepção e desenvolvimento de sistema de gestão da comercialização para Artesanato Acreano, elaboração e construção de metodologia (…)
Formação acadêmica
- Especialista em Desenvolvimento de Cooperativas. Centro Universitário Newton Paiva/ SEBRAE-MG, 2001-2002.
- Especialista em Educação Ambiental. UNI-BH, 1994.
- Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Supervisão Pedagógica. FAE/UEMG, 1987.
- Graduada em Pedagogia – Supervisão e Administração Escolar – Curso de Pedagogia do IEMG (atual FAE/UEMG), 1983-1985.
- Formação complementar em Conservação, Gestão e Valorização de Bens Culturais. Fondazione Palazzo Spinelli – Firenze/Itália, Instituto Ítalo-Latino Americano e IEPHA/MG, 2002.
ISABEL ANDRADE PINTO
A profissional atua há mais de 15 anos em instituições voltadas para a conservação ambiental, desenvolvendo atividades relacionadas à gestão de pessoas e processos. Tem experiência no setor público, terceiro setor e setor privado. Atuou como Secretária de Agricultura e Meio Ambiente na Prefeitura Municipal de Itamonte e como gestora de Unidades de Conservação junto ao Instituto Estadual de Florestas. No terceiro setor, colaborou elaborando e executando projetos com diversas ONGs em Minas Gerais, especialmente na Serra da Mantiqueira. No setor privado, em Brasília-DF, atuou coordenando a elaboração de Planos de Conservação e Uso de Reservatórios Artificiais, no contexto do licenciamento ambiental do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Tem experiência na gestão de equipes multidisciplinares, elaboração e gestão de projetos, elaboração de documentos técnicos e material informativo. Também tem experiência na condução de processos participativos e de mobilização social. No período de 2009 a 2011 ministrou disciplinas no curso de Gestão Ambiental da Fundação Educacional de Machado, Unidade São Lourenço, MG e no curso de pós graduação em Gestão e Análise Ambiental, na Faculdade Vitor Hugo.
Formação acadêmica
- Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2012.
- Mestre em Ecologia – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 1997.
- Bacharel em Ciências Biológicas – Universidade de Brasília (UnB). 1994.
O que é a Oficina de Elaboração de Projetos de Intervenção Socioeconômica e Cultural | Planejamento Estratégico
Objetivo Geral
Capacitar profissionais interessados na construção e implantação de projetos de intervenção sociocultural e de fomento da economia local sustentável.
A quem se destina
Gestores públicos, representantes do terceiro setor, educadores, empresários, empreendedores, agentes de turismo, culturais, ambientais e de desenvolvimento, e todos os profissionais interessados em aprimorar seu trabalho a partir de técnicas e ferramentas de planejamento e gestão.
Estrutura dos módulos, carga horária e periodicidade
Realização de 5 encontros, sendo um por semana, com duração de 4 horas cada.
A cada módulo são indicadas atividades que deverão ser realizadas pelos participantes, até o módulo seguinte, e que serão analisadas e revisadas com as consultoras, criando a base para a construção de projetos e proporcionando um aprendizado que poderá ser aplicado no seu cotidiano.
Princípios norteadores | Ferramentas
Bases do planejamento estratégico utilizado pela ONU Habitat para a promoção do desenvolvimento local, entendido como um processo de tomada de decisão sistemático que concentra a atenção em temas importantes e em como resolvê-los.