Frustração: este é o sentimento demonstrado por diversos clientes e amigos que me procuram para avaliar o desempenho de profissionais na área de marketing, comunicação e design, as principais áreas em que atuo. São empreendedores que procuram um profissional querendo uma campanha específica ou uma “logo” para iniciar um negócio em grande estilo, vender um produto, especialmente elaborado, ou uma ideia “matadora”.
Os clientes quando iniciam as negociações para a contratação de um serviço desta natureza, em geral, já têm uma noção do que desejam, vislumbram sua necessidade e, por não entenderem profundamente os mecanismos de mercado, chegam ao profissional com algumas ideias sobre uma parte do serviço necessário, às vezes pensam apenas em uma “logo” ou uma campanha. para alavancar o seu negócio ou produto. No entanto, estas noções devem ser avaliadas e norteadas a partir de parâmetros para que você possa diferenciar e identificar bons profissionais.
Um profissional competente atingirá o que você espera, mas, geralmente, não da forma que você deseja.
Como saber se você está diante de um bom profissional?
Ninguém deve contratar um profissional, seja um encanador ou um médico sem consultar referências. Buscar informação sobre trabalhos anteriores, tempo de mercado e resultados obtidos é fundamental. Portanto, sempre procure saber, busque referências com outros clientes atendidos e tome conhecimento, mesmo que por alto, da trajetória profissional do prestador daquele serviço. Seu negócio é importante e não pode ser entregue em mãos descuidadas ou incompetentes. Não pode ser objeto de aventuras….
As 7 perguntas para não cair em erro.
- Atendimento é fundamental. Observe como ele interage com você nas conversas prévias sobre o trabalho. O bom profissional não precisa se tornar um amigo. Pense nisso e responda algumas perguntas após as conversas iniciais?
- Ele demonstrou real interesse pelo seu problema?
- Despertou em você uma nova expectativa e/ou um novo pensamento sobre o que você acredita ser sua necessidade?
- Ajudou você a ampliar a visão do problema, apontando novas direções de como abordá-lo?
- Apresentou alternativas, ampliando sua visão sobre o trabalho e os resultados que podem ser atingidos?
- Ele foi cordial, educado e confiante?
- Explicou e avaliou, com clareza, o nível de complexidade do seu caso?
- Definiu, pelo menos em linhas gerais, o fluxo de trabalho que empregaria para atendê-lo?
Se as respostas forem positivas, as chances são muito grandes de você estar diante de um bom profissional.
Definição de profissional: indivíduo que executa suas obrigações ou funções laborais de forma diligente, escrupulosa e eficiente. Indivíduo comprovadamente gabaritado para determinada função ou tarefa. |
O contrário de profissional é diletante, amador, aprendiz e, por extensão, curioso.
Vamos entender as 7 perguntas um pouco mais, para que você possa identificar um bom profissional. Temos que voltar a elas para elucidar que:
- Quando um profissional realmente se interessa pelo problema que você deseja solucionar, ele pergunta a respeito dele, de forma a compreender o máximo possível. Os profissionais da área de comunicação e marketing fazem perguntas sobre sua empresa/negócio/produto ou serviço, identificando onde poderão atuar e quão profundamente devem atuar para que você atinja os resultados esperados, seja para criar a sua marca, um site para seu negócio, o lançamento de um produto, uma campanha completa ou a identidade visual que vai identificar e atrair o cliente para seu produto, serviço ou negócio. Não importa o tamanho da tarefa, ele deverá se informar.
Via de regra o que você deseja é o sucesso, o bom profissional sabe disso e se empenhará para indicar o caminho mais curto e melhor para que você possa chegar lá; - A conversa com um profissional que tenha experiência e bagagem de conhecimentos formais e culturais bem embasados pode elucidar partes do problema que você ainda não havia percebido. Isso deve acontecer no(s) primeiro(s) contato(s), quando o possível cliente e “atendimento” estão se conhecendo. Esse é o momento em que profissional de marketing, comunicação, design ou outra área, toma conhecimento do serviço a ser executado e;
- Deverá direcionar para a solução, apontando caminhos que podem ser diferentes daqueles que você previa e, melhores, talvez mais rápidos ou mais sólidos, com custos acessíveis, dependendo do que você/seu negócio realmente necessite para obter sucesso. Neste sentido você perceberá novas nuances no seu entendimento sobre o tema, sobre sua necessidade e sobre as ações que devem ser tomadas para supri-la;
- Você pode ter muito ou nenhum conhecimento sobre marketing, comunicação ou design, pode reconhecer claramente ou não, a importância de ações nessa área para o seu negócio, porém, o profissional é um especialista, capacitado e com experiência em atendimentos e serviços que irão ampliar sua capacidade de entendimento sobre o problema a ser solucionado. Muitas vezes, atendi clientes que acreditavam que a criação de uma marca, um desenho bonito, ou de um nome agradável iriam ajudá-lo a chegar ao sucesso. Conversei com eles e chegamos a soluções que foram melhores do que ele esperava, dentro da realidade financeira do seu negócio, com ótimo custo benefício e mais sólidas em termos de atingir resultados reais.
- A formação de um profissional se dá através da obtenção de conhecimento nas escolas, universidades, na experiência adquirida durante sua atuação na área e na atualização constante de seus conhecimentos. Além disso, para profissionais da área de comunicação ou design, é imprescindível uma boa dose de cultura geral e de atualidades. Neste sentido, quanto melhor o profissional, mais tratável, acessível e compassivo ele será.
Isto não significa que você terá um amigo conversando com você, ou alguém que simplesmente acatará tudo o que você propuser e disser como verdade, mas alguém em condições de manter uma boa análise, apresentando suas razões e princípios para estabelecer afirmações ou ideias, discordando ou concordando com você; - Para o bom profissional nada é muito difícil ou muito fácil. Cada caso tem a complexidade real de sua extensão e reconhece-la é fundamental para iniciar um trabalho ou a negociação sobre o mesmo. O bom profissional de marketing, comunicação ou design, conhece sua especialização e, por ser uma atividade com inúmeras ramificações, ele deve dimensionar corretamente os problemas e ter a certeza de que poderá agir de forma satisfatória. Em alguns casos, para o sucesso da tarefa, poderá direcionar para outro especialista ou montar uma equipe ou pool de profissionais.
- A interação inicial com um profissional deve contar também com uma definição, mesmo que superficial, da maneira como ele propõe atendê-lo. Isso demonstra a amplitude da percepção sobre a sua necessidade e a possibilidade de entrega do profissional. Gerenciar etapas com clareza podem garantir pacotes de entregas melhores, maior controle e acompanhamento, por parte do cliente, do processo de trabalho e, finalmente, mais transparência durante todo o percurso do projeto. Outro aspecto de grande importância: ele sabe que o trabalho deve ser sempre criativo e que seus resultados pertencem ao seu contratante.
Frustração. Essa foi a palavra que utilizei no início do texto. Ela expressa muito bem o que alguns clientes sentem quando são atendidos por profissionais descuidados, amadores ou iniciantes descomprometidos. Outro aspecto negativo dessa frustração é que, algumas vezes, ela se estende para outros profissionais. Vira história de “gato escaldado”…
Cabe reforçar que o primeiro contato com um profissional é fundamental, pois ele definirá a sua jornada. A confiança mútua e a empatia devem direcionar esse contato. Minha sugestão é que, além de levantar informações sobre o profissional, como já indiquei no início desse post, procure estar ciente do seu próprio negócio, produto ou serviço. Faça um roteiro e revise-o, imagine o que você precisa para chegar onde você deseja e leve tudo isso para a conversa com o profissional. Afinal, quanto mais dados e informações você fornecer, maiores são as chances de você obter do especialista uma análise relevante e soluções para o sucesso do seu empreendimento.
Já falamos aqui da importância do Briefing e você pode usá-lo, inicialmente, para embasar suas próprias ideias e diretrizes em relação ao seu empreendimento. Outra coisa interessante é procurar informação sobre o assunto ou tarefa que você deseja que realizem para você, na web. tenha em mente que as informações na rede mundial dependem de uma qualificação, dependem do discernimento para separar o joio do trigo. Você consegue :).
Outra coisa, sobre a qual acho importante falar, quando me procuram, alguns clientes se dizem preocupados com a quantidade de verba que têm disponível para empregar em marketing, comunicação, design, etc. Na verdade, já falamos que o barato não existe. Reafirmo que o bom profissional não irá mentir para você e te ajudará a encontrar uma solução que seja amigável com sua condição de investimento e, ao mesmo tempo compatível com suas necessidades.
Um último recado: busque sempre um profissional.
Como é a sua relação com os profissionais que contrata? Já teve algum problema com profissionais nas áreas de marketing, comunicação ou design. Conte para gente aí nos comentários. Vamos discutir isso e contribuir para melhorar, cada vez mais o nível desse mercado.