O grupo OCEIS surgiu a partir da articulação de empresários que tomaram a iniciativa de retomar e ampliar o calendário de eventos de Caxambu, num momento que consideravam uma grave crise politico-institucional que estava afetando a sobrevivência do turismo e dos negócios locais. Por isso, Em 2014, Alfredo (Chocolate da Titia), Átila Naddeo (Canela de Ema), Eduardo Bianchinni (Caju Distribuidora), José Mergulhão (Restaurante Coreto), Leandro (Auler Eventos) e Marcos Loesch-Kiko (Strondo Produções), se uniram e realizaram o primeiro Caxambufest, 5 dias de festa em outubro, dentro do Parque das Águas de Caxambu, no rinque de patinação.
Vencendo as dificuldades e mantendo seu foco, o CAXAMBUFEST chegou à terceira edição com mudanças. O OCEIS está mais enxuto, o evento foi transferido para a Praça XVI de setembro, está instalado no calendário de turismo da cidade, como o “Biergarten” da cerveja artesanal, a ANPOCS o adotou no calendário do seu Congresso anual, a partir da parceria inigualável do Bruno Ranieri, Gerente Administrativo e Financeiro na ANPOCS.
O evento cresceu e o OCEIS continua atendendo ao propósito de contribuir ativamente para o desenvolvimento socioeconômico e o fomento da cultura e do turismo em Caxambu. E o CAXAMBUFEST é possível graças ao apoio de comerciantes locais, da prefeitura, do Convetion Bureau de Caxambu e da FBHA-CNC.
O mais importante para o OCEIS, que agora é composto por quatro dos seis empresários que iniciaram o processo, é a aprovação do evento pelo público de Caxambu e da região, que a cada ano vem participando mais e mais. Reunir produtores, que apresentam cervejas artesanais e comida de qualidade, por cinco dias, na praça ícone da cidade é uma tarefa bastante complexa. O trabalho começa meses antes demandando investimentos, mas é gratificante ver a cidade lucrando com este projeto que tem influenciado toda a cadeia do turismo na cidade. O retorno do público e dos empresários participantes tem sido bastante positivo, com propostas de melhorias. O evento continuará sendo aprimorado, proporcionalmente ao crescimento gradativo de público, de parceiros e de empresários participantes.
Responsável por reunir o grupo no primeiro momento, José Mergulhão, acredita que “receber bem os turistas e criar possibilidades de diversão e ampliação da cultura para a população são a base da transformação e melhoria de toda a cadeia do turismo, vocação da cidade, com suas águas e paisagens tão magníficas”. Outro aspecto destacado por Mergulhão “é o desenvolvimento do setor gastronômico na cidade, já que o evento sempre conta com a “comida de rua”, apresentada por chefs, com qualidade e desenvolvidas especialmente para a ocasião”.
Atuando diretamente na área comercial do OCEIS, Eduardo Bianchinni expressa sua participação: “sinto uma grande satisfação pela oportunidade de fomentar a cultura o lazer e o entretenimento através desse trabalho. A realização desta festa, é também uma grande confraternização que proporciona momentos descontraídos entre as pessoas da região, moradores e turistas, além de aprendizados e experiências a partir do contato com o universo cervejeiro. Importante lembrar que é também uma forma de incentivo aos micro e pequenos empresários da cidade e da região e também àqueles que procuram ingressar e desenvolver a produção e conhecimentos ligados a esse universo tão amplo e em franca expansão. Enfim, a alegria e satisfação são realmente incalculáveis”.
A comunicação e o marketing ficam por conta de Átila Naddeo que declara: “A satisfação e a alegria é recorrente para os quatro participantes do OCEIS. Posso dizer que a mobilização da comunidade, de parceiros e empresários participantes do CAXAMBUFEST é gratificante. Os grupos interessados no assunto (cervejas artesanais), sejam de amantes da bebida ou da produção caseira estão se ligando ao evento ano a ano. O apoio na divulgação, através das redes sociais, por parte do público da cidade, região e até mesmo do estado e fora dele é uma constante, o que sempre renova e amplia a participação no evento. Realizar o CAXAMBUFEST permite também contribuir com a ampliação da qualidade profissional nesta área, já que atuamos cada vez mais profissionalmente e interessados na superação de nossos limites para fornecermos sempre o melhor. Que, aliás, é o lema do OCEIS: Só o melhor. É necessário confiarmos em políticas públicas que venham agregar ações e proporcionar maior apoio a esse tipo de iniciativa, no entanto, trabalhamos de maneira incansável acreditando que o turismo e o desenvolvimento socioeconômico se fazem a partir da atitude positiva, clara e solidária, daqueles que vivem e trabalham no dia a dia da comunidade”.
Com fundamental importância na produção do evento, Marcos Loesch destaca “a importância desse projeto para reforçar o sentimento de pertencimento do Caxambuense, que tem se sentido tão desgarrado da sua identidade com o município. É uma forma de contribuirmos com o resgate do turismo e da autoestima dos moradores e daqueles que tanto amam Caxambu”.
O grupo OCEIS, para comemorar seu terceiro ano de existência e atuação, ganha uma atualização da marca. Uma maneira de agradecer principalmente ao público de Caxambu e a todos aqueles que confiaram e confiam neste projeto.