Site logo
Sticky header logo
Site logo
  • Home
  • A Canela de Ema
  • Serviços
    • Comunicação
    • Cultura
    • Políticas Publicas
  • Portifolio
  • Blog
  • Contato
  • Oficina Elaboração de Projetos
PrevA verdade é que o barato não existe!04 fevereiro 2018NextMarketing digital e os resultados: desdobramentos das ações na web25 maio 2018
  • Gestão e negócios

O empreendedor e o caminhão de laranja

10 de março de 2018in Gestão e negócios 0 Comments 0 Likes

Se você está se iniciando no empreendedorismo ou está se esforçando para começar um negócio próprio, definir o rumo de uma carreira sendo seu próprio patrão, se deseja virar a mesa e ganhar o jogo a partir de agora, vai entender tudo o que tenho para lhe dizer.

Imagine um caminhão cheio de laranjas. Se estiver olhando de cima, vai perceber que é quase impossível diferenciar uma laranja da outra. Todas elas vão parecer iguais para você. Você diria que todas elas estão indo para o mesmo lugar, mas, parecem estar paradas também.

As laranjas podem ir para lugares diferentes, mas, estão sendo levadas

Mesmo que uma vá para a mesa de um restaurante, acompanhar uma boa feijoada e a outra vire um delicioso suco, mesmo que algumas sejam esmagadas no caminho enquanto outras se transformam em merendas escolares, você sabe: não foi uma decisão delas estarem em cada um desses lugares. Elas foram levadas, carregadas e despejadas lá.
Empreendedorismo é antes de tudo uma loucura.
Sempre acreditei que ter o próprio negócio é uma loucura. Construí minha vida com muita vontade e ideal. Mantive uma distância, entre mim e o patrão, maior que a largura de uma mesa ou a extensão de algumas salas.

Desde os 17 anos, tive uma enorme vontade de ser o meu próprio patrão. E fui. E sou. Mas isto é mesmo uma grande loucura. Uma loucura porque está construída sobre um sonho. Vivi uma época em que apoio ao pequeno e microempreendedor era tão pouco que quase não existia. Fui obrigado a quebrar muito a minha cara para aprender.

Hoje, depois de tudo que vivi e estudei, sei de uma coisa. Não se pode olhar o pequeno empreendedor como se ele fosse uma laranja dentro da carroceria de um caminhão. Não! ele é único, não existe um sonho igual ao a outro por mais que se pareçam. E cada sonhador é um.

A maratona do empreendedor

Sim. O empreendedorismo se parece mais com uma corrida longa, que com os 100 metros rasos. É preciso ter consciência de cada momento para adequar a velocidade e ajustar o passo. Começar um negócio, um empreendimento, é apenas o primeiro passo de uma grande caminhada. E, sempre começamos com mais dúvidas que com respostas.

Clique aqui
Você não esperava por isto?
quase uma hora de consultoria grátis. 40 minutos para você conversar de graça conosco e sair da sua zona de conforto

Como o mercado vê o empreendedor e o empreendedorismo

Pesquisas do GEM/SEBRAE, apontam que a taxa de empreendedores, no Brasil, chegou a 36% das pessoas na média da população adulta. Os empreendedores se concentram na faixa de 35 a 54 anos. Já na faixa de 18 a 34 estão os empreendedores iniciais (quem está levantando informação ou tem um negócio com até 3,5 anos). A tabela abaixo pode clarear sobre esse perfil no país.

Estágio 18 a 34 anos 35 a 54 anos 55 a 64 anos Brasil
Empreendedores Iniciais 21,7 18,7 15,0 19,6
Nascentes 7,2 5,9 4,0 6,2
Novos 15,1 3,2 12,0 14,0
Empreendedores estabelecidos 9,1 23,2 23,9 16,9
Total de empreendedores na população adulta 30,3 41,5 38,2 36,0
Notas: “Empreendedores Iniciais” é o grupo composto por “Empreendedores Nascentes” (indivíduos que estão envolvidos na estruturação de um negócio) e “Empreendedores Novos” (indivíduos que possuem um negócio com até 3,5 anos); “Empreendedores Estabelecidos” é o grupo composto por indivíduos que possuem um negócio com mais de 3,5 anos. Fonte: GEM Brasil 2016

Milhões de brasileiros procuram informações para começar ou gerir o seu negócio na rede mundial de computadores. A profusão de dicas, soluções e cursos é enorme. Não se trata de menosprezar os conteúdos oferecidos, mas é preciso dizer que não existe uma receita de bolo que possa ser usada, já que, nesse caso, o genérico não possibilita grandes avanços.

Cada empreendimento é resultante de um sonho, de um ideal e cada empreendedor é diferente, tem razões e necessidades únicas que precisam ser entendidas e atendidas.

Claro que algumas atividades são básicas para qualquer empreendimento ou projeto de negócio, tais como a execução de um plano de negócios, os diagnósticos de mercado dentro da segmentação de interesse e a definição clara das qualidades, desafios e possibilidades relacionadas ao serviço ou produto, mesmo assim, devem ser feitas com foco restrito ao seu tipo de negócio e à sua proposta de desenvolvimento como empreendedor.

Você pode aprender muito na web e utilizar de ferramentas, gratuitas ou pagas, que vão facilitar sua vida de empreendedor, no entanto, sempre sugerimos pesquisar muito e conhecer o mais profundamente possível a empresa por trás da informação ou ferramenta. Você pode se interessar por esse post 4 ferramentas gratuitas que podem ajudar a otimizar sua produção e seu tempo de trabalho

Geralmente, uma boa consultoria para o seu negócio deve começar com um briefing para ajudá-lo a identificar as suas necessidades, deixando claro o ponto onde você se encontra e onde quer chegar com o empreendimento. Isso pode clarear também sua forma de empreendedorismo.

Não adianta ter um ótimo plano de negócio se você não souber como utilizá-lo

Um plano de negócio pode ser usado para buscar investidores ou simplesmente para conhecer a viabilidade real do empreendimento. Não há nada mais triste que iniciar um projeto e descobrir, depois, que você não tem como dar continuidade a ele…o sonho se perde e a frustração pode tomar conta de você.

Lembre-se, por mais que você tenha problemas em comum com outros empreendedores, você é único, portanto, os problemas mais importantes as serem resolvidos, as perguntas mais importantes de serem respondidas são aquelas que dizem respeito mais de perto a você e às especificidades do seu negócio. Se estas não forem solucionadas a tempo, mesmo que o genérico esteja ok, você pode perder o seu sonho ou o controle sobre ele.

fotos ilustrativas: Pixabay.com & kyle smith on Unsplash

0 Likes

Categories

  • Cultura
  • Gestão e negócios
  • Marketing
  • Políticas Públicas

Recent Posts

Onde estou errando na gestão do marketing?
Onde estou errando na gestão do marketing?
4.01.2019 0 0
O bom profissional de comunicação, marketing, design ou de outra área, pode estar mais perto do que você pensa
O bom profissional de comunicação, marketing, design ou de outra área, pode estar mais perto do que você pensa
30.12.2018 0 0
Marketing digital e os resultados: desdobramentos das ações na web
Marketing digital e os resultados: desdobramentos das ações na web
25.05.2018 0 1
logo
  • Home
  • A Canela de Ema
  • Comunicação
  • Cultura
  • Políticas Publicas
  • Portifolio
  • Blog
  • Contato
© Canela de Ema. Todos os Direitos Reservados